As arquitetas do Studio Dyo criaram um lar aconchegante que mistura tons neutros com estilo industrial e que conta com diversos espaços de armazenamento.
A moradora deste apartamento de 55 m² no bairro da Consolação, em São Paulo, se mudou para cursar Direito na capital paulista. A família comprou o espaço para que ela morasse enquanto estuda e também para ter um cantinho para ficar quando a visitasse. Por isso, era importante que o apê fosse, além de moderno e jovem, um espaço pronto para receber visitas. Quem ficou a cargo do projeto foram as arquitetas Danielli Belin e Marina Denizo, sócias do Studio Dyo.
“Como a família da cliente não mora em São Paulo, o desafio era fazer um apartamento que acomodasse de maneira confortável amigos e familiares. Fizemos o sofá modulado com o tamanho ideal para uma pessoa conseguir dormir e, no dormitório de hóspedes, optamos por uma cama de solteiro com uma cama embutida”, explicam as arquitetas. Também para ganhar espaço, a área social foi integrada com a cozinha e o terraço. Assim, além de mais amplitude, a sala ficou com uma vista privilegiada. O uso dos espelhos também foi estratégico, para dar a sensação de que o espaço é maior.
Além de acomodar as visitas, a moradora também precisava de boas soluções para poder estudar e ter onde guardar suas coisas. “Nos banheiros, além do armário inferior na bancada, fizemos um outro mais fino e revestido de espelhos, para disfarçar. Na sala de jantar, optamos por usar, ao invés de cadeiras, um banco com tampo removível como assento, onde ela também pode guardar o que quiser”, contam. Na área de serviço, a dupla também fez um nicho na parede para armazenarobjetos de limpeza sem prejudicar a circulação no local com armários de grande porte.
Por ser um projeto para uma garota jovem, as arquitetas optaram pelo uso de cores neutras com toques de rosa. A madeira foi usada no piso para aquecer o ambiente sem destoar da paleta. “Além disso, o tijolo aparente garante o espírito jovem e urbano do décor”, afirmam. Para criar um clima industrial, as arquitetas usaram prateleiras metálicas e uma porta de correr com trilhos em um dos dormitórios.
A dupla do Studio Dyo conta que, além das soluções encontradas, elas ficam felizes em terem criado um espaço aconchegante para a moradora. “Usamos elementos naturais no projeto, como vegetação e madeira. Em uma cidade caótica como São Paulo, esses toques trazem conforto e fazem diferença na sensação de bem estar do dia a dia”, concluem.
Matéria: por Luiza Queiroz e Stéphanie Durante
Endereço: https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Decoracao/noticia/2018/06/com-55-m-apartamento-tem-boas-solucoes-de-aproveitamento-de-espaco.html
Conteúdo replicado na íntegra.